quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ler. Prazer ou obrigação?

Há quem diga que a leitura é uma questão de hábito e que deve ser estimulada desde a tenra idade. Os pais devem espalhar livros por toda a parte, para que os filhos convivam com naturalidade com imagens e textos, afinal, ler é imprescindível para quem deseja destacar-se na sociedade. Mas será que podemos considerar a leitura como um costume ou é uma questão de gosto? Qual seria a quantidade de leitura necessária para alguém ser considerado culto? Qualquer leitura vale? Os livros influenciam no comportamento das pessoas?

Pode-se dizer que as pessoas só desenvolvem hábitos com atividades que lhes dão prazer, mas não é bem assim. Muitas vezes, tem que se repetir um ritual por obrigação, como a atividade física, por exemplo. Desta forma, a leitura pode ser obrigatória em muitos lares, por necessidades intelectuais. Ler muito é válido, porém a seleção de assuntos diferencia o desenvolvimento do leitor. Há quem leia só para entretenimento, enquanto que outros leitores invistam mais em livros técnicos, tais preferências influenciarão no comportamento destas pessoas.

E o gosto pela leitura? Aquela vontade de ficar sozinho com o livro e torcer para ninguém chegar perto, tampouco puxar um assunto? Para estes, pouco importa o estilo, geralmente gostam de vários gêneros. O que importa mesmo é o prazer da companhia do volume escolhido. Os amantes da leitura não investem apenas o tempo, mas também suas finanças e emoções ao se entregarem às histórias, romances, contos e poesias que os livros lhes proporcionam.

Enquanto que, para uns a leitura é obrigação, para outros ela dá sentido à vida. Pessoas assim, quando viajam, chegam a todas as livrarias possíveis e não conseguem passar por bancas de revistas sem adquirir um exemplar. São assinantes de vários jornais, colecionam informativos e, o cômodo mais interessante da casa é a estante de livros, isso quando não têm uma farta biblioteca para exibir aos amigos.

A leitura deve ser incentivada por pais e professores. Seja por obrigação ou por prazer, sempre trará benefícios ao leitor. Porém, quem ama livros nunca está sozinho, tem companhia certa, independente da variação de humor, situação financeira ou aparência física. Aliás, eles têm assuntos específicos para cada situação, a questão é saber escolher. Boa leitura!
Luisa Neves

         

Um comentário:

  1. LER (dicionário): decifrar, descodificar, identificar, reconhecer. LER (para mim): um prazer! Talvez um dos melhores "vícios" que pude adquirir. Me ajuda a decifrar; me ajuda a descodificar, a identificar e a reconhecer, mas sobretudo me faz relaxar, me diverte e me agrada! Ótimo texto, beijinho!

    ResponderExcluir