quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Se necessário, volte!


“Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.” At 1.12-13

       E agora José? Ou melhor: E agora Pedro, Tiago, João... O Mestre não está mais aqui. Suas palavras de esperança, seus milagres e a segurança de sua companhia subiram com Ele, que, finalmente, ocupa seu lugar no trono, ao lado de Deus. Já não era fácil enfrentar a arrogância dos fariseus quando Ele estava junto, imagine o que será dos discípulos agora?

    Bom, o que resta para eles é fugir longe, recomeçar em um lugar desconhecido. Vida nova! Porém, há um detalhe que não pode passar despercebido: Jesus disse para ficar em Jerusalém até que a promessa se cumpra. É preciso obedecer. É necessário confiar. Seria mais fácil ignorar a direção do Messias, mas obedecer é melhor do que sacrificar.
     Por quantas vezes nos sentimos tão desolados a ponto de pensar que a única solução é sair, ir para longe? Momentos nos quais achamos que Jesus está longe de nós, afinal, o céu é bem distante e Ele deve estar ocupado dando atenção à adoração dos anjos que é muito melhor do que a nossa.

          Quando estamos na dependência de Deus, somos levados a exercitar a paciência e antes de tomarmos decisões, esperar nEle, mesmo que pareça não estar nos ouvindo. Talvez seja mais fácil ouvir um não de Deus do que esperar no seu silêncio. É no silêncio que a nossa fé grita com a nossa carne: “Ei, não é como e quando você quer. Aquiete-se. Tudo está nas mãos dEle.”

          Assim, voltamos para Jerusalém e aguardamos o cumprimento da promessa. Se servir de consolo, não estamos sozinhos nessa expectativa. Olhe para os lados e veja Tomé, Bartolomeu, Tiago, Filipe, Maria, Ana, Rodrigo, Elisabete, Cláudia... com os que andaram com Jesus estão os bem-aventurados, aqueles que não viram, mas creram, eu e você.

     É difícil voltar. Eu tenho dificuldades com isso. Parece que voltar e recomeçar relaciona-se com o fracasso e o tempo perdido. Mas não tem jeito. Para as coisas darem certo é necessário reconhecer os pontos falhos e, para isso devemos refazer alguns caminhos já percorridos. Os discípulos voltaram para Jerusalém. Faça o mesmo, se Deus mandar, volte. A promessa está logo ali.

Bom dia,
Luisa Neves.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário