segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Poder



           

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” At 1.8

           Como são fascinantes estas conversas do Mestre com seus discípulos. Aqui, Jesus continua a explicar que é melhor buscar as coisas do Espírito, mas é difícil desejar aquilo que não podemos ver e tocar. Pensamos que desfrutar das coisas é tê-las em mão - a nossa vista e à vista de todos. Quando temos poder fazemos de tudo para que os outros saibam, mas se estamos fracos, queremos nos esconder.

           A luta por poder é constante. Todo mundo quer conquistar e destacar-se em determinada ou determinadas áreas. Por isso, corre-se tanto atrás de dinheiro, pois para o homem, ele é sinônimo de poder.  Quem não gostaria de ouvir isso? “Receberão poder.” Este é um atributo que todo mundo quer, porém Jesus falava de um poder diferente e com finalidade determinada.

               O poder oferecido por Jesus não engrandece o homem. O poder revelado pelo Mestre não torna ninguém melhor do que o irmão. Não alimenta a carne, tampouco satisfaz o ego. Como diz o apóstolo Paulo, este poder visa um fim proveitoso. Combinamos o seguinte: Jesus nos oferece dádivas que nos levarão à vida eterna. É certo que deseja nos abençoar na terra também, porém o seu propósito maior é a eternidade.
                 
               O Espírito é derramado sobre àqueles que testemunham de Jesus em qualquer lugar, até mesmo nos confins da terra. O Espírito Santo em nós é quem engrandece, honra e glorifica Cristo, o Filho de Deus. É a capacidade de nos entregarmos totalmente a alguém que nunca vimos, mas amamos e confiamos mais do que tudo. É o que nos torna bem-aventurados nesta terra.

            Como costumo dizer, se fosse fácil seguir a Jesus, todo mundo seguiria. Bastava um convite e pronto, já estão na igreja e depois de estar lá, nunca mais sai. Mas sabemos que não é bem assim - o reino de Deus é tomado à força. Lutamos contra as investidas do diabo, circunstâncias e contra nós mesmos, para um dia poder chegar diante de Deus com mãos limpas e coração puro.

             Assim, é indispensável ser revestido do poder do Espírito Santo, caso contrário, desfaleceremos em dois toques. Esse poder nos torna íntimos com Deus e passamos a lutar na força dele, não na nossa capacidade. Jesus sabia das dificuldades que os discípulos passariam depois de suas ascensão aos céus, por isso resolveu ficar, mas de forma diferente. A força do Espírito nos faz resistir os dias maus e nos dá autoridade para falar de Jesus.

              A promessa está a nossa disposição, porém deve ser desejada e conquistada. O que difere um cristão de verdade e um igrejeiro é a experiência pessoal com o Espírito Santo. Embora não se torne perfeito, a pessoa que anda no Espírito glorifica a Jesus com seu modo de viver. Este poder está em nós para vencermos nossa carnalidade e egoísmo, para aprendermos lidar com as frustrações e vivermos na dependência do Deus poderoso.

Até a próxima,

Luisa Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário