sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres?"

“Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres?
Diga-nos para onde foi o seu amado
E o procuraremos com você.” (Cântico dos Cânticos 6:1)



Introduzi a ministração da célula com a leitura dessa passagem bíblica. Nem sei como ela foi parar ali na reunião, visto que o tema e o versículo a serem lidos eram outros. Mas aprendi na caminhada com Deus que Ele fala o que Ele quer e quando quer. Assim, por intermédio desses versos, o Senhor falou conosco, falou comigo.

Os amantes da Palavra de Deus sabem que a noiva simboliza a igreja de Jesus. Sim, a igreja, eu e você. O noivo é o próprio Senhor Jesus, por quem ansiamos desesperadamente encontrar e celebrar as bodas do Cordeiro. Uau!

Mas o escritor dos cânticos nos questiona: “Para onde foi o seu amado?” A pergunta mexeu muito comigo, com minhas correrias e convicções. Será que não estou perdendo de vista o meu amado? Será que O tenho esquecido e deixado para falar e estar com Ele quando der?

Onde está o meu amado? Onde está o meu amado? Fica na igreja quando não estou lá? Posso levá-lo à faculdade e permitir que ouça minhas conversações? Deixo-o participar das minhas decisões? O noivo ainda está nos meus planos? A minha expectativa de estar com Ele, para sempre , está viva?

Por muito tempo uma de minhas orações mais repetidas foi: “Pai, não me deixe perdê-lo na caminhada”. Perder Jesus na caminhada não é difícil. Sabe por quê?  Porque Ele não se impõe. É gentil, educado e espera ser convidado. O Senhor está sempre perto daqueles que O buscam, mas a necessidade de Sua companhia deve ser manifestada por nós, por quem O deseja.

Assim, perdemos Jesus quando preferimos outras companhias e os objetivos espirituais deixam de ser prioridade. Enchemos nossa bagagem de tarefas e ouvimos vozes que não participam do desejo de estar com Ele. Dessa forma, não há espaço para o Noivo e, se isso acontecer, larguemos tudo e corramos para procurá-Lo.

As pessoas têm diferentes formas de invocar a presença de Jesus. Alguns O chamam de Pai. Outros de Senhor, Mestre, Rabi, Senhor meu Deus e Meu Pai, Jeová. Mas há aqueles que O chamam de Amado, Amado da minha alma. Meu Noivo.


Não importa a forma que O tratemos desde que manifestemos nosso amor e dependência. Dizer que tem saudades de Deus alegra o coração dEle. Quem não gosta de ouvir isso? Tenho saudades de ti. Perto quero estar para tocá-lo, abraçá-lo e ouvir Sua voz. No versículo seguinte o autor dos Cânticos escreve:

“O meu amado desceu ao seu jardim,
Aos canteiros de especiarias, para descansar e colher lírios.” (Cântico dos Cânticos 6:2)

Suponhamos que o jardim seja o nosso coração. O que Jesus encontraria, hoje, nesse coração? Especiarias? Que aroma teria nos compartimentos onde estão guardados todos os nossos sentimentos e aspirações? Teríamos lírios, umas das mais belas flores, para oferecer-lhe?

Nossos corações são alvos permanentes de sentimentos negativos e obscuros. Afrontas, decepções e mágoas não são lírios, portanto, não têm o direito de estar em nosso jardim. Mas se tudo isso teima em nos atingir? Através do cuidado e da intimidade com a Palavra de Deus, temos condições de arrancar as ervas daninhas. O jardim do nosso coração deve estar pronto para encontrar o Noivo.

Imagine esse encontro. Deseje esse momento. Faça planos para estar com Jesus. Cultive lírios para oferecer-lhe. Armazene especiarias, bons temperos. Tenha um sabor agradável no falar e agir. Prepare-se. Adorne-se.

“Eu sou do meu amado,
E o meu amado é meu;
Ele descansa entre os lírios.” (Cântico dos Cãnticos 6:3)

Você é de Jesus. Ele é seu. Só uma pessoa pode acabar com essa história de amor: você.
Assim como no casamento, o amor a Deus precisa ser cultivado todos os dias. Esse amor deve ser confirmado com palavras e atitudes. Então, o que você está esperando? Diga ao se Amado que você é dEle e que Ele é seu. Tenha momentos de adoração através da oração e louvor. Separe um tempo. Esteja com Ele. Celebre Jesus na sua vida e encha o seu coração de alegria.

Escrevi essa mensagem enquanto ouvia a música Vem minha Noiva do Ministério Casa de Davi. Essa canção refere-se à noiva como a igreja, mas também como todos os rejeitado por esse mundo. A noiva de Jesus não é aquela que se apresenta bem por fora, mas aquela que deseja ser adornada por Ele.
Para finalizar, se você perdeu o Noivo, chame-O. Ele deve estar esperando.  

Bom fim de semana (com o Noivo)
Luisa


Um comentário:

  1. Como já dizia o salmista: ó Deus, tu és o meu Deus forte;eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti;(Salmo 63:1).Assim deve ser a nossa busca pelo senhor, incessante, diária, devemos ter necessidade da sua presença, e se essa ansiedade passar, devemos pedir-lhe que ela retorne. A palavra nos diz que até a vontade de adorar ao senhor vem dê-le e assim deve ser. Busquemos nosso noivo, louvemos a ele, exaltemos a sua presença em nossas vidas....."O Espírito e a noiva dizem: VEM!!!!!!.....

    ResponderExcluir