segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comportamento do pedestre no trânsito - Você é precioso para sua família e para Deus. Cuide-se!

                 Dias atrás saí para caminhar e fiquei assustada com as loucuras do trânsito da minha cidade. Mas não é do motorista que quero reclamar. É do pedestre. Gente, eu acho que algumas pessoas saem de casa com a intenção de se matar. Só pode ser. Abaixo, leia o trecho de um trabalho que fiz para a disciplina de História do Jornalismo. Vamos refletir juntos sobre o papel de quem anda a pé e é a principal vítima em caso de acidentes.

            A consciência de responsabilidade no trânsito deve partir tanto dos motoristas quantos dos pedestres. Ao observar uma hora no centro de Santa Maria, o cidadão verá as loucuras que os transeuntes fazem ao atravessar a rua. Atravessam na diagonal, não olham para os lados, desrespeitam o sinal verde, ignoram a faixa de segurança. Alguns nem andam nas calçadas, preferem andar na pista dos carros e ônibus.

Para a acadêmica de Direito, Jenifer Candaten, 32 anos, a campanha pé na faixa conscientizou o motorista, mas o pedestre relaxou com a própria segurança por pensar que atenção e cuidado é obrigação só do condutor de veículos. “Muitas vezes estamos na faixa perto do Trevo da Uglione, onde é permitido uma velocidade mais alta, 70 a 80km por hora. Os pedestres simplesmente atravessam sem olhar e, o que é pior, sem esperar a gente reduzir a velocidade. Já tive que freiar bruscamente colocando em risco a vida das crianças dentro do carro para não atropelar uma pessoa”, comenta.

Segundo Jenifer, a educação no trânsito deve começar na infância, pois muitos pedestres não colaboram, não prestam atenção. “Deveria haver campanhas de conscientização para quem anda a pé também. Minha mãe me ensinou desde pequena a não passar por trás do ônibus e hoje eu passo esse ensinamento para os meus filhos”, lembra.


“Se o motorista não pode dirigir falando no celular, o pedestre também não pode andar nas ruas distraído com telefones, ipods e afins”, afirma a bacharel em Direito, Rossana Pinheiro, 27 anos. Segundo Rossana, que quase atropelou um rapaz que usava fones de ouvido, os dispositivos móveis distraem o pedestre. “Buzinei, mas ele não me ouviu”, conta.

Para a bacharel em Direito, o comportamento do pedestre é reflexo de sua educação a respeito do assunto. “Quando fazemos autoescola aprendemos a respeitar as leis de trânsito tanto como motoristas como transeuntes. Mas é somente nessa ocasião que somos ensinados com veemência. Seria bom se as escolas e faculdades, fizessem pelo menos uma vez por ano, campanhas de educação no trânsito”, conclui.

Preservar a vida alheia é obrigação do ser humano. Contudo, as pessoas não podem se esquecer de preservar a própria integridade física. Seja atento como motorista. Dirija com cuidado. Preserve a sua vida e a dos outros. Como pedestre, colabore, não seja imprudente ao atravessar a rua. Diminua a pressa. Diante de tanta correria, lembre-se de que a vida humana não tem preço.

Deus lhe deu uma vida. Cuide-se. Você é precioso para sua família e para o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário