terça-feira, 8 de outubro de 2013

A Igreja



O que é esta instituição tão cheia de definições? Para uns é um dos poderes que rege a sociedade, para outros, a “tábua de salvação” e para outros, família. Para outros ainda, a igreja é reunião de derrotados e decepcionados. Lugar de manipulação de ignorantes, de extorsão. Reunião de celebração, de alegria. Cada um tem a sua visão, experiência, conceito e pré-conceito da igreja.

Bom, eu vou arriscar falar sobre a igreja. Talvez não seja a pessoa mais indicada, mas como frequento essa instituição há 20 anos posso contribuir com a minha experiência. Porém, devo esclarecer que estou no processo de conhecimento da igreja, tenho minhas curiosidades e mais do que isso, expectativas a respeito.

Para quem pensa que a igreja é o lugar dos “abandonados” e “decepcionados”, acertou. Estou para conhecer um lugar aonde pessoas chegam desiludidas e sem esperança e encontram segurança e paz, que não seja a igreja. Estou para conhecer um lugar onde famílias desfeitas pelos dilemas desse mundo, que não acolhe os fracassados, encontrem o caminho para serem felizes e reconstruir.

Ainda não imagino um lugar que transforme a tristeza em alegria. Quem já não passou o dia angustiado e ao decidir-se ir para a igreja, mesmo contrariado e lutando, voltou com o coração transbordando do amor de Deus? Há algo na igreja que não consigo definir. Tem todos os problemas e defeitos que os lugares que reúnem seres humanos comportam. Mas, há algo da parte de Deus que suprime tudo o que é ruim porque quando estamos ali, sabemos que o dono da casa também está.

Já ouvi muitas vezes que não precisamos ir à igreja para falar com Deus. Sim, não precisa. Mas Deus nos ensina que onde estiveram dois ou três reunidos em nome dEle, Ele estaria. Portanto, eu não sou insana de perder uma reunião com a presença da pessoa mais importante (e isso é pouco para definir o Altíssimo) para mim. E para que lugar melhor do que a igreja para nos reunirmos em nome do Senhor?

Quero destacar que na igreja tem pessoas bravas, mal-humoradas, desonestas, fracas, doentes, imprudentes, falhas (como eu). Desde os tempos de Jesus foi assim. Deve ter sido ideia dEle juntar todos os complicados em um lugar só. Porque no mundo fora da igreja, só os perfeitos, capacitados, “entitulados” têm valor. Ele, filho de carpinteiro foi rejeitado por esse mundo. Pior do que isso: Esse mundo dos importantes e perfeitos, o assassinou.

Quero lembrar que na igreja nos desentendemos, mas depois nos abraçamos. Lutamos para amar como Jesus, perdoar como Jesus, ter compaixão como Ele, que insistem em nos ensinar. Tem dias que é mais fácil amar, mas há outros nos quais queremos explodir tudo. Mas graças a Deus que não o fazemos, porque Jesus insiste em nos ensinar.

Aprendi que a igreja é o corpo de Cristo, do qual Ele é a cabeça. O corpo não pode andar separado da cabeça, pois ela o comanda. Sei também que a igreja para o Senhor se consiste na minha e na sua vida. Ele não deu nomes à igreja, não a separou por dogmas e costumes. Não criou a religião. Deus deixa claro que o ser humano é o Seu templo, Sua morada. Que não habita em templo feito por mãos. O templo feito por mãos humanas é apenas o lugar onde a igreja se reúne.

Quanto ao poder da igreja, eu como igreja, devolvo a Deus. Mas se ela influencia muitas vidas, devo agradecer por isso e conservar um pouco mais de esperança quanto a essa vida. Por quê? Porque a sociedade afastada da comunhão com Deus insiste em destruir tudo o que Ele criou para o benefício do homem. Vemos a natureza sofrer, famílias serem desmanchadas sem dó nem piedade, filhos abandonados, desigualdade social, miséria em todos os sentidos. É só dar uma volta e ver que se o governo fizesse metade que a igreja faz pelas famílias, diminuiria as críticas. Só para lembrar que a igreja são pessoas que procuram obedecer aos mandamentos do Senhor, não são placas e denominações.

Na igreja eu aprendi a ver o ser humano, e mais do que isso: Amar o ser humano independente de suas escolhas e características. Vejo nessa instituição pessoas que saem de sua zona de conforto para atender os que necessitam e sem esperar gratificações, apenas que entreguem suas vidas ao Senhor Jesus.
Quando o objetivo da igreja não é levar as pessoas ao conhecimento de Cristo e sim, promover instituições, o corpo está doente e precisa de cura. Neste sentido, muitos generalizam e dizem que a igreja em sua totalidade está corrompida. Jesus, o “cabeça” afirma que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. E eu escolho acreditar sempre no que Ele diz.

Finalizo com um trecho da canção de Eyshilla: “Eu amo estar na casa de Deus. A Ele o melhor dos dias meus...” Agradeço à igreja por me acolher e ter tanta paciência comigo. Desejo gastar os meus dias na casa do Senhor e plantar essa semente no coração dos meus filhos. Que eles gastem os seus dias na casa do Senhor.
Beijo no coração!
Luisa Neves




Nenhum comentário:

Postar um comentário