segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Salmo 91


Hoje quero falar sobre o Salmo mais conhecido da Bíblia. Sim, aquele que você deixa aberto na sala ou ao lado de sua cama para lhe proteger.Já ouvi falar, não sei se é verdade, que uma pessoa separou vários versículos desta palavra e inseriu entre alguns tijolos de sua casa enquanto construía. Bom, é a fé de cada um. Não devemos criticar.

Aprendi que os salmos são canções de adoração ao nosso Deus. São canções de apelo diante do medo e das necessidades. São canções pedindo a proteção do alto. São canções.Eu gosto de orar o Salmo 91 inserindo meu nome, ou da minha família no texto.

Em algumas interseções chego a pedir ao Altíssimo: “Pai, coloque esta pessoa dentro do Salmo 91”. O Senhor sabe o que na verdade estou pedindo, pois entende as minhas orações e se eu não souber orar, o Espírito Santo ora por mim. Convido você a passear comigo dentro desta maravilhosa canção.

1. Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo- poderoso - Quem é esta pessoa preocupada em esconder-se à sombra de Deus? Quem é este que reconhece o quanto precisa do abrigo do Todo-poderoso?

2. Pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. - Você precisa declarar o quanto confia em Deus. Certamente esta atitude fortalecerá a sua fé.

3. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. - Você tem noção de quantas ciladas o Senhor pode te livrar todos os dias? Quantos convites perigosos, quantos negócios que são verdadeiras armadilhas e até mesmo relacionamentos falsos pode tem tirar a alegria? E palavras venenosas que frustram a nossa esperança? Será que o Senhor quer nos livrar delas?

4. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. – Aqui temos a confirmação da proteção de Deus. Seu amor e cuidado nos envolvem como a galinha que coloca os pintinhos sob as suas asas para livrá-los das possíveis presas.

5. Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, - Quantas vezes temos medo da noite ou das setas que são lançadas contra nós através de palavras ou atitudes negativas?

6. Nem da peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia? Enfermidades e calamidades não avisam quando irão chegar. Portanto, recomendo pedir a cobertura e proteção de Deus contra estes males.

7. Mil poderão cair ao teu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Não seremos atingidos pelas provações, porém se formos, teremos força da parte do Senhor para vencê-las.

8. Você simplesmente olhará, e verás o castigo dos ímpios. A justiça pertence ao Senhor e não a nós.

9. Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,

10. Nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

11. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; – Essa é a minha parte preferida do Salmo 91. Sempre digo: Senhor dê ordens aos Teus anjos ao nosso respeito e consigo imaginar o Senhor fazendo isso.

12. Com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. – Veja o cuidado de Deus com os seus filhos. Quantas vezes nos livra de tantas coisas e nem percebemos?

13. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente. - Estes representam os venenos e os perigos dos quais o Senhor nos coloca acima.

14. Porque Ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. – Jamais o Senhor vai deixar de cuidar um filho Seu.

15. Ele clamará a mim, eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. – Assim como nós desejamos o melhor para nossos filhos, Deus deseja que sejamos honrados nesta Terra. Ele se alegra com a nossa prosperidade e sucesso.

16. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. – Para finalizar, o grande propósito de Deus é que recebamos a vida eterna. Ficamos com as palavras do apóstolo Paulo: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Co 15:19) O melhor está por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário