sexta-feira, 11 de maio de 2018

Eu, outono!


Todo mundo sabe da minha quedinha pelo frio e, por incrível que pareça, pelos dias chuvosos. Há uma beleza nestes dias que muitos, seduzidos pelos raios de sol, não conseguem enxergar. Tá bem que o sol é o sol. Não há o que se discutir. Insisto, porém, em atentar para as outras belezas, como de uma folha caída e uma árvore que parece estar pensativa, com ares de retrospectiva e amadurecimento, grata por sobreviver a raios tão lindos, mas intensos a ponto de deixar queimaduras e marcas de ressecamento. Pois bem...

O outono, diga-se de passagem anda um tanto que inconstante ultimamente. Uma hora é sol, outra é chuva, insiste em não esfriar, mas quando o faz é extremista, radical, exageradinho... Já que é para esfriar, pronto. Que seja de verdade, então. Procuramos casaco, enchemos a cama de cobertas e compramos botas novas. No outro dia, nossa estação bipolar prega-nos uma peça: 32º em pleno abril ou maio.

O outono é assim. Empolga-se rápido. Faz planos, estabelece metas, comemora o dia feliz, ri de qualquer coisa. Mas, por dentro, ele sabe a que veio. Precisa provocar amadurecimento nas frutas, adoçá-las e preparar a grama para a geada que vem pela frente. Para exercer suas doces funções, precisa derrubar folhas e vê-las pisadas e jogadas ao lixo todos os dias. Afinal, nas fotografias folhas caídas são lindas. No mais, incomodam. Precisam ser jogadas fora.
Como em um soprar de vento lá está o outono. Agora encolhido, nublado. Quer ficar só. Pensa que toda aquela empolgação não valeu de nada. Que o bom é seguir a vida sem aparecer. Ser a mais sozinha das estações pode ser bom. Deixar a neve do inverno, o sol do verão e as flores da primavera terem todo o trabalho traz um pouco de alívio. Assim, trabalha-se quietinho e muitas vezes passa até despercebido.

Há ainda os dias chuvosos de outono. Tanta reflexão e responsabilidade faz a estação chorar. Pode ser de cansaço apenas. Ou é o jeito de desabafar, introspectivo, sem deixar de ser dramático. Coisas do outono...
Mas é bom estar com o outono. É uma companhia amena, sem deixar de ser intensa. Há quem diga que é a melhor estação para dormir, ler um livro ou viajar.
É bom saber que o outono sempre chega. ...

Luisa Neves
Jornalista, mãe do Isaque e do Samuel, e que adora dia de chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário