domingo, 19 de abril de 2015

Da contemplação

Procurei no dicionário o significado da palavra contemplação. Confesso que achei as definições um tanto rasas: ação de contemplar, concentração do espírito para assuntos intelectuais e religiosos.Eu já queria descrever a palavra da seguinte forma: parar tudo e aproveitar o momento.



Você não percebe o quanto corre e perde o principal da vida.  Sabe quando assiste um filme e dá uma cochilada e ao acordar perdeu o ápice da história? Eu sei o que é isso. Sempre durmo quando vejo filmes. É desta forma que temos passado por esta vida. Perdendo o privilégio da contemplação.

Se estamos em casa, pensamos em como seria estar no trabalho. Se estamos no trabalho não conseguimos nos concentrar porque gostaríamos de estar em casa. Se viajamos sentimos falta de casa. Quando em casa, desejamos ardentemente viajar.

Dia após dia. Sempre assim. Uma inquietação. Pressa. Vontade de estar e logo vontade de fugir. Não sentimos o sabor do sorvete, se é de ameixa ou passas ao rum, porque temos que correr para a fila do banco. Se vai tomar o sorvete, faça só isso. Quando estiver na fila, aproveite o momento para cantarolar (baixinho, é claro) uma canção que goste.

Contemple o chimarrão com a mãe. O café com os filhos à volta da mesa. Concentre-se nos momentos com Deus. Pinte as unhas com calma. Na academia, esqueça o celular. Ao conversar, olhe nos olhos. E, no próximo filme, não durma. Contemple.

Luisa Neves
#naoconsigopararquieta #voutentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário